quarta-feira, 22 de outubro de 2008

MEME: Feios, Sujos e Malvados

Listas sempre são difíceis de fazer.Sempre rola uma injustiça aqui e ali, a polêmica corre solta e muitas vezes fica aquela impressão de que faltou alguma coisa. Mas enfim, é inegável que na maioria das vezes elas divertem ao revelar as preferências de muita gente.



Bom, atendendo ao desafio proposto pelo Ibertson, do Cinema para Todos , eis a minha relação dos mais pérfidos e repulsivos vilões do cinema. Não me arrisquei a listá-los por ordem de preferência, já que cada um a seu modo tem o seu peso e valor. Só lembrando que a relação abaixo contém spoilers , ok? Vamos a eles:



1) Anton Chigurh (Javier Bardem, Onde Os Fracos Não Têm Vez, de Ethan e Joel Coen)







Com um corte de cabelo que parece ter sido copiado de alguma dona de casa dos anos 50 e um sobrenome pra lá de esquisito, ele abre a minha lista. De origem indefinida, portando um cilindro de ar comprimido e dotado de uma habilidade monstruosa para matar quem atravessar o seu caminho, esta cria dos irmãos Coen é a pura encarnação do mal cada vez mais ascendente na sociedade de hoje. Nas mãos dele, um banal jogo de cara-e-coroa ganha contornos assustadores...




2) Mick Taylor (John Jarratt, Wolf Creek - Viagem ao Inferno, de Greg McLean)





De caipira boa-praça e inofensivo esse sujeito aí só tem a aparência. A presença dele nesta pérola do terror australiano faz qualquer um pensar duas vezes antes de embarcar numa viagem para conhecer uma cratera no coração da Austrália.



3) Leatherface (Gunnar Hansen, O Massacre da Serra Elétrica, de Tobe Hooper)




Nem sempre um vilão precisa ser sarcástico ou proferir ameaças escabrosas. No caso de Leatherface, uma motosserra se encarrega de fazer todo o barulho possível na arte de mutilar jovens incautos para depois fazer dos pedaços das pobres vítimas uma bizarra decoração para o lar ou ainda enfiá-los num freezer para as refeições de sua peculiar família. E que olhos grandes tem o prato principal do jantar!


4) Eve Harrington (Anne Baxter, A Malvada , de Joseph L. Mankiewicz)







Pra quebrar um pouco a hegemonia dos marmanjos malvadões nesta lista , eis uma vilã de respeito: Eve Harrington, a rainha das arrivistas. A perfeita definição da víbora de modos suaves que, fazendo-se passar por fã número 1 de uma famosa atriz de teatro (papel da grande Bette Davis), aos poucos vai tomando o lugar da estrela bajulada através dos golpes mais baixos possíveis. Virou inspiração para um sem-número de vilãs genéricas das novelas de TV brasileiras, mas não se engane: Eve Harrington só tem uma.



5) Harry (Sergi López, Harry Chegou para Ajudar, de Dominik Moll)








Michel(Laurent Lucas) é um completo banana: é humilhado pela esposa, tem três filhas pentelhas, não consegue dizer não aos pais intrometidos e ainda por cima está na maior crise financeira. A solução para essa maré de azar tem nome: Harry, um bon vivant que fora amigo de Michel na escola e que prestativamente cuidará de resolver cada uma das dificuldades do molóide pai de família da maneira mais eficaz possível. Mesmo que a resolução envolva assassinatos brutais, mas isso é apenas um detalhe a ser relevado quando se encontra um amigo tão solícito, certo?





6) Capitão Vidal (Sergi López, O Labirinto do Fauno, de Guillermo Del Toro)




Sergi López de novo! O cara parece ter sido talhado para a vilania no cinema. A maldade do seu capitão Vidal só se equipara ao seu pragmatismo e zelo de militar. O sujeito é um pesadelo vivo, que não tem o menor pudor de dilacerar um rosto de um pobre camponês e de matar uma criança a sangue frio, dentre outras finezas.





7) Sra. Iselin (Angela Lansbury, Sob O Domínio do Mal , de John Frankenheimer)







Talvez a mãe mais megera da história do cinema. Altamente perigosa e manipuladora, ela não hesita em usar o filho único (vivido por Laurence Harvey) como peça-chave em uma terrível conspiração política. Com uma mãe como esta passamos a repensar um pouco a respeito do clássico conceito de amor materno...




8) Catarina de Médicis (Virna Lisi, A Rainha Margot , de Patrice Chéreau)







Mais uma da série das mães megeras. Governando a França do século XVI nos bastidores, já que seu filho, o monarca Carlos IX, é um rei fraco e manipulável, ela é a responsável pelas intrigas palacianas mais envolventes deste épico francês, inclusive instigando o assassinato de milhares de protestantes na famigerada Noite de São Bartolomeu. A postura austera e o uso constante de roupas pretas só reforçam a aura de bruxa da matriarca dos Valois.




9) Coringa (Heath Ledger, Batman- O Cavaleiro das Trevas , de Christopher Nolan)







Heath Ledger construiu um vilão tão aterrador no seu niilismo que seu soberbo Coringa de Batman-O Cavaleiro das Trevas não poderia ser ignorado nesta seleção. É a pura personificação do caos, um psicopata que subjuga a todos - personagens do filme e espectadores - através de bizarrices que só as mentes mais perversas são capazes de conceber. De quebra, entre uma barbaridade e outra ele ainda encontra tempo para provocar uma complexa discussão acerca da tênue linha que separa a integridade de caráter da crueldade humana, que parece estar só à espera de um empurrãozinho para se manifestar. Genial.





10) Baby Jane Hudson ( Bette Davis, O que Terá Acontecido a Baby Jane? , de Robert Aldrich)





Nenhuma lista dos melhores vilões estaria completa sem a presença de Baby Jane, vivida pela extraordinária Bette Davis neste clássico de 1962. Louca de pedra e ainda alimentando sonhos do passado no qual brilhou como estrela infantil, ela desperta a um só tempo pena, riso e repulsa. E nem pensem que por ser velhinha(ops...nem tanto...) ela não tenha fibra suficiente para mandar qualquer pobre coitado para a terra dos pés juntos: ela empunha um martelo como ninguém...

Bom, é isso. Lista feita de adoráveis convidados para um animado happy hour. De preferência com petiscos à moda de Baby Jane: ratazanas fritas ou cozidas. Os interessados em fazer a sua própria lista de vilões, fiquem à vontade!

2 comentários:

Anônimo disse...

Bela lista, Chico.
Estava até pensando no caipira de Wolf Creek também.
Quero ver esse outro filme como o Sérgi Lopez. O cara tava muito foda em El Laberinto del Fauno.
E quero muito ver Baby Jane também.
A Rainha Margot e Sob o domínio do mal verei em breve.
Abraço!

Jacques disse...

Boa lista Chico.Abcs