quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Sexta-Feira 13


Norman Bates, do clássico Psicose , serviu de inspiração para vários filmes protagonizados por assassinos psicopatas obcecados pela figura materna, mas nenhum deles deixou uma marca tão forte no cinema de terror e na cultura pop como Jason Voorhees , da franquia Sexta - Feira 13. Jason provavelmente também pode exibir a alcunha de assassino mais difícil de morrer do cinema: o sujeito já sobreviveu a golpes de facão, machadadas, já foi eletrocutado, baleado e atropelado...para sempre ressurgir em novos filmes de qualidade na maioria das vezes duvidosa. Tudo com a nobre missão de trucidar adolescentes chatos, metidos a engraçadinhos e promíscuos.


O curioso é que neste primeiro exemplar da série( que só tive oportunidade de ver recentemente) o responsável pelos assassinatos nem é Jason, mas sim a sua querida mamãe(longe de ser um spoiler tal afirmação, afinal de contas, quem não conhece a série? ), uma senhora louca de pedra que jamais perdoou os monitores de uma colônia de férias situada no acampamento Crystal Lake de terem deixado o seu filhinho morrer afogado, no ano de 1957. Um ano após a morte do garoto, o casal de monitores - que ao invés de vigiar o pobre Jason estava transando - é assassinado( adivinhem por quem...) e o acampamento é fechado. Duas décadas mais tarde, Crystal Lake é reaberto e um grupo de jovens cabeças - ocas vão trabalhar como monitores na reinauguração. Ou seja, mais gente para ser retalhada pela adorável Pamela Voorhees.




O que se segue é o festival de mortes do gênero, sempre seguindo a lógica dos filmes de terror: a mocinha pura e casta (que sequer troca um beijo com seu flerte) sobrevive, enquanto seus amigos promíscuos são mortos um a um; há uma espécie de profeta louco que avisa aos jovens dos perigos que rondam Crystal Lake; os personagens são de uma burrice extrema, sempre dispostos a transar em locais ermos, tropeçar no meio de uma corrida pra salvar a própria pele e a entrar em locais escuros e pouco recomendáveis.


Mas acompanhar a tudo isso não deixa de ser extremamente divertido, até porque este primeiro filme da série ainda exibia certa coerência narrativa, ao contrário do que viria a ocorrer nas continuações. Temos a mamãe Voorhees matando sem piedade os adolescentes burros? Sim, mas o número de mortes aqui é relativamente baixo: "apenas"10 assassinatos(a efeito de comparação, Jason X, provavelmente o pior da franquia exibe tanta gente esquartejada que perdi a conta de quantos provaram do facão de Jason).De quebra,a velhota psicótica ainda sai no braço com a mocinha da história, a loirinha Alice, numa sequência ao melhor estilo "briga de novela", com direito a tabefes e puxões de cabelo. Trash total.


O resultado final, apesar de tosco e risível para os padrões de hoje, está acima da média, principalmente se formos comparar com o que viria a seguir:Jason, o filhinho da mamãe,meio que se tornaria um aloprado indestrutível, em continuações que variavam entre o guilty pleasure inocente ao lixo total. Bom,mas até o lixo pode ser rentável em Hollywood, prova disso é que Sexta -Feira 13 vai ganhar um remake, com estréia marcada para 2009. E pensar que o filme original nem foi concebido como uma sequência...



O dvd traz um making of bem bacana, com entrevistas com o diretor Sean Cunningham, o roteirista Victor Miller e as atrizes Betsy Palmer e Adrienne King, ambas esbanjando simpatia e contando histórias bastante curiosas sobre o filme.A veterana Betsy conta no melhor estilo despachado que aceitou fazer o papel da Sra. Voorhees porque queria comprar um carro novo, ao passo que Adrienne revela um bizarro caso de como " a vida imita a arte":durante dois anos ela chegou a ser perseguida por um fã obsessivo.



Friday The 13 th, EUA , 1980


Direção: Sean S. Cunningham

Roteiro:Victor Miller

Com: Adrienne King, Betsy Palmer, Harry Crosby, Kevin Bacon, Laurie Bartram, Jeannine Taylor, Mark Nelson e Robbi Morgan.


2 comentários:

Dr Johnny Strangelove disse...

Curiosamente, não sei se percebesse, coloca em pratica o puritanismo, no qual: fudeu, morreu ...

Mas chega ser uma pena de uma cinesérie que começou bem ... foi caindo ... caindo ... bem, você sabe e hoje a franquia de Jogos Mortais chega a esse rumo.

Abraços e até!

wendell disse...

Acredito que a série Jogos Mortais vai se transformar na Sexta-feira 13 do século XXI. Os produtores não irão parar nem tão cedo. Abraços caro Chico, não sabia que você era tão fanático pela sétima arte, foi bom a gente se encontrar lá na mostra do CCBN. E que venham outras mostras com filmes do mestre Bergman.