sábado, 11 de outubro de 2008

Crepúsculo dos Deuses



O primeiro texto do blog é justamente o filme que em seu título original batiza este espaço de postagens. Um dos meus filmes favoritos e figura fácil em qualquer lista dos melhores filmes de todos os tempos, Crepúsculo dos Deuses é uma obra transcendente, daquele tipo de realização que é estudada, amada e reverenciada e que só ganha em força e relevância quanto mais o tempo passa. Um clássico absoluto.

Uma obra-prima desse porte tem um "pai": o grande Billy Wilder(1906-2002). Assinando também o roteiro em parceria com Charles Brackett e D.M. Marshman Jr., Wilder mergulha o espectador nos bastidores do cinema, um mundo onde glória e decadência parecem coexistir como elementos intercambiáveis.
Joe Gillis(William Holden) é um roteirista fracassado e atolado em dívidas.Fugindo de seus credores,ele irá se esconder numa mansão aparentemente abandonada. No entanto,a residência tem uma proprietária:Norma Desmond(Gloria Swanson,numa interpretação inesquecível), uma antiga estrela do cinema mudo,hoje reclusa e esquecida do grande público.Tendo por companhia somente o estranho mordomo Max von Mayerling(vivido por Erich von Stroheim),ele próprio um prodígio da era muda do cinema e ex-marido da diva Norma, agora relegado à condição de criado dela.

Norma vive na sua solitária mansão alimentando a idéia de um retorno triunfal às telas, idéia esta que ganhará forma ao conhecer Gillis e descobrir que este é um roteirista, contratando-o para reformular o script da obra que marcará a sua volta gloriosa ao cinema,no papel da famosa personagem bíblica Salomé, o que não deixa de ser mais uma bizarrice, uma vez que a Salomé da Bíblia é uma adolescente e Norma já passa dos cinquenta anos.Mas mediante mimos e mais mimos, Gillis acaba por se deixar enredar pela excêntrica atriz.

Com a ironia cortante que se tornou uma verdadeira marca da sua vasta e prolífica carreira,Wilder pinta aqui o mais impiedoso retrato da indústria do cinema: usou nomes de pessoas e situações ligadas a Hollywood que existiram de verdade, trouxe para o elenco personalidades como o lendário diretor Cecil B.De Mille (que na vida real trabalhou com a própria Gloria Swanson) e a colunista de fofocas Hedda Hopper, apresentando um quadro tão cruelmente sincero da indústria do cinema em seu filme que à época de sua estréia Crepúsculo dos Deuses dividiu opiniões inflamadas - uns o saudaram como uma obra-prima que demolia e homenageava o cinema a um só tempo; outros o demonizaram sob a acusação de que a obra em si era um ataque de puro mau gosto ao intocável e glamouroso mundo do cinema.


O trio central de intérpretes ilustra bem o caráter cínico do filme: William Holden vinha de vários papéis estereotipados de galã e há muito seus trabalhos não despertavam interesse; Erich von Stroheim teve sua carreira arruinada com o advento dos filmes falados e estava relegado a trabalhar como ator em papéis de rígidos militares e Gloria Swanson, a exemplo de sua personagem, estava completamente esquecida do público e dos estúdios que sempre a haviam paparicado. Não é exagero dizer que os três interpretaram paródias de si mesmos no filme.

A Norma Desmond de Crepúsculo...é um desses ícones eternos do cinema. Completamente insana nos seus desejos de retornar a trabalhar como atriz para uma indústria que a canibalizara - muito embora a própria jamais admitisse isso - ela personifica toda a atmosfera de sonhos e ilusões que dão ao cinema o seu caráter mágico e encantador, numa estranha combinação de fascínio e tragédia, captadas de forma soberba pela direção de Wilder.



"Eu sou grande. Os filmes é que ficaram pequenos", afirma Norma na mais emblemática fala do filme. Assistindo a este clássico imortal fica realmente impossível discordar de tal afirmação. Grande Norma. Grande Wilder.

Sunset Blvd. EUA, 1950
Direção: Billy Wilder

Roteiro: Billy Wilder,Charles Brackett,D.M. Marshman Jr.

Com:William Holden, Gloria Swanson, Erich von Stroheim, Nancy Olson, Jack Webb e Cecil B. De Mille.










Um comentário:

Unknown disse...

Gostei muito do blog, conteúdo, estética, bom gosto. Fiquei com vontade de rever alguns filmes. Parabéns!