quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Queime Depois de Ler

Depois da consagração definitiva com os Oscars conquistados pelo denso Onde Os Fracos Não Têm Vez, muitos esperavam que o próximo trabalho dos irmãos Ethan e Joel Coen fosse outra obra séria e amarga, por assim dizer. Em vez disso a dupla resolveu apenas contar uma ótima história com zero de pretensão, mas cheia de vitalidade e humor negro, marca registrada deles.
O enredo de Queime Depois de Ler é um primor do nonsense: Osbourne Cox( vivido por John Malkovich) , um ex- agente da CIA é despedido devido às suas constantes bebedeiras. Deprimido e revoltado, ele resolve escrever um livro de memórias,daqueles bem bombásticos onde se conta tudo. O problema é que o disco contendo as informações do tal livro é deixado acidentalmente no vestiário de uma academia de ginástica, onde trabalham os desmiolados Chad (Brad Pitt) e Linda ( Frances McDormand) , que tentarão tirar proveito da situação, especialmente Linda, que está em obcecada em fazer uma série de cirurgias plásticas, que custam em torno de 50.000 dólares. Como o plano de saúde dela não quer cobrir a empreitada, a dupla de imbecis irá chantagear Cox, que por sua vez está às voltas com sua antipática esposa(Tilda Swinton), louca pra se divorciar dele. Fechando esta teia de intrigas, temos o patético Harry Pfarrer(George Clooney),um vaidoso agente do Tesouro Nacional,que entrará meio que sem querer na história por meios bizarros e ultraviolentos



Com uma narrativa que não hesita em se assumir como absurda, os Coen aqui criam uma sátira de rachar de rir. Os personagens são completos idiotas e hilariantes nas suas atitudes burras e inconsequentes:observem por exemplo, Linda e Chad, que de posse do valioso CD contendo as memórias de Cox, tentarão vendê-lo... aos russos!Aparentemente alguém se esqueceu de avisá-los de que a Guerra Fria ficou para trás... Osbourne, por sua vez,ressoa ridículo no seu histrionismo, enquanto Harry, só desperta risos por se julgar superior e pretensamente fleumático. De toda essa gama de personagens malucos, os únicos "normais" são a esposa de Cox e o chefe de Linda e Chad,interpretado por Richard Jenkins. De quebra, as ações dos malucos são observadas de perto pela própria CIA,por meio de um subordinado da agência(David Rasche) que relata para um nervoso superior hierárquico( um J.K. Simmons hilariante) todo o desenrolar dos fatos,numa espécie de coro grego. O resultado dessa salada que satiriza a um só tempo os filmes de espionagem( o plano aéreo que emula uma visão de satélite), a vaidade feminina,os relacionamentos por interesse, a ânsia desmedida de se dar bem a qualquer custo e a burocracia dos órgãos federais é engraçadíssimo,numa improvável mistura que os Coen tiram de letra.





No meio de um elenco homegeneamente talentoso, vale ressaltar os desempenhos de Frances McDormand e Brad Pitt. Ela,uma das melhores e mais versáteis atrizes do cinema americano está sensacional na pele de uma personagem ao mesmo tempo ridícula e cativante na sua burrice e malandragem,ao passo que Pitt revela-se a cada dia melhor ator, como o abestalhado parceiro de Linda. Sempre com gestos bruscos e uma cara de palerma, o astro brilha na composição de um bocó que não tem a menor idéia do tamanho da enrascada em que pode estar se metendo, sempre acreditando erroneamente que está um passo a frente na chantagem empreendida. Aliás,Pitt participa de uma sequência absolutamente inesperada por sua altíssima dose de violência e humor negro.

Para quem achava que depois do Oscar os Coen tomariam ares mais sérios, Queime Depois de Ler provavelmente será uma decepção. Eles continuam gaiatos como nunca, e isso é ótimo. Quem disse que mudar necessariamente faz bem?

-Burn After Reading,EUA,2008

-Direção: Ethan e Joel Coen

-Roteiro: Ethan e Joel Coen

-Com: George Clooney, Frances McDormand, Brad Pitt, Richard Jenkins,Tilda Swinton,J.K. Simmons,David Rasche e John Malkovich.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótima crítica, Chico.
E me deixou com mais vontade de assistir esse filme dos irmãos Coen. Também acho o Brad Pitt um ótimo ator, não sendo apenas mais um galã desprovido de talento. Exemplos não faltam: Esse filme, O Assassinato de Jesse James, Os Doze Macacos, Benjamin Button, Clube da Luta e diversos outros.